30 anos ensinando e aprendendo

Tudo começou em 1988. Naquele ano, em Suzuka, no Japão, o piloto Ayrton Senna voava baixo e conquistava o seu primeiro título mundial na F1. Enquanto isso, no Brasil, era promulgada a nossa Constituição, que foi o símbolo da redemocratização brasileira, caracterizada por uma trajetória vitoriosa que se solidificava como resultado do desejo de liberdade sonhado pelos brasileiros.

Afonso Santana – Diretor geral
Roberto S. – Diretor de ensino

Em Belo Horizonte, oito professores, movidos pela paixão e pelo idealismo, fundavam, na região da Savassi, no dia 3 de junho, um pequeno curso preparatório para os vestibulares da UFMG e da PUC-MG.

Hoje, passados trinta anos, a advogada Fabiana, uma das primeiras alunas, lembra com saudades daquela época: “As janelas das salas não tinham cortinas, havia uma pilastra bem no meio da sala de aula e as apostilas não tinham capas, mas eram excelentes de conteúdo”, recorda a ex-aluna Fabiana. Apesar da precariedade das instalações, a determinação daqueles oito professores e a garra dos alunos culminaram com a aprovação da quase totalidade deles, muitos, em primeiro lugar.

Nascia, então, o Pré-Vestibular Soma:

O Sucesso conquistado naquele ano transformou a paixão e o idealismo iniciais em um projeto educacional mais amplo, dando origem, em 1994, à 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio.

A partir daí, o Colégio e o Pré-vestibular Soma passam, então, a desenvolver um conjunto de atividades para despertar no aluno o seu potencial cultural, artístico e social, como os projetos Saúde e Vida, Educação Ambiental, Gincana Cultural e Mostra Cultural. As Campanhas de alimento, de agasalho e de Natal, beneficiavam entidades carentes e estimulavam, no aluno, o exercício consciente da cidadania. As famílias elogiavam esses projetos que foram, então, incorporados às práticas pedagógicas do Soma.

Durante trinta anos, o Soma acumulou uma longa experiência na arte de ensinar, investiu em pesquisas e adquiriu uma das mais completas infraestruturas de Ensino Médio e de Pré-Vestibular do país: Hoje, as aulas presenciais e as videoaulas contêm, cada uma delas, separadamente, a programação integral do ENEM 2018, incluindo todos os conteúdos teóricos e os treinamentos intensos em resolução de questões tipo ENEM, para todas as áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio.

Atualmente, o projeto pedagógico do Soma enfatiza, também, a formação do indivíduo, o desenvolvimento de habilidades e de competências, a valorização da vida e o aprimoramento do ser humano.

Biblioteca
Aula presencial
Sede

Por tudo isso, o Soma já levou, aproximadamente, 150 mil jovens à universidade, 8.000 passaram em primeiro lugar.

Assim, o Soma vem cumprindo a sua missão educacional e ajudando milhares de jovens a ingressar na universidade.