Início

fig-header

Desde a sua fundação, em 1989, o Soma tem se caracterizado por ser uma escola dinâmica, aberta e sensível às novas realidades que despontam a cada momento. Nossa ação educacional consiste em reflexões, pesquisas, inovações e, principalmente, em ações compartilhadas com os alunos e suas famílias.

Missão

A Missão Educacional do Soma consiste em se dedicar para proporcionar às pessoas da sua comunidade escolar o direito e o dever de pensar, de sonhar e de planejar, com os pés no chão e os olhos no futuro, de modo que todos sejam capazes de desenvolver e de viver as novas tecnologias e, ao mesmo tempo, sejam capazes de perseguir, de forma obstinada, a responsabilidade de suas aplicações sociais e ambientais, tendo em vista a valorização da vida, o aperfeiçoamento do ser humano, o exercício consciente da cidadania e o desenvolvimento da capacidade de cada um para aprender a aprender.

Histórico

Tudo começou em 1988, em Belo Horizonte, oito professores, movidos pela paixão e pelo idealismo, fundavam, no dia 3 de junho, um pequeno curso preparatório para os vestibulares da UFMG e PUC. Apesar da precariedade
das instalações, a determinação daqueles oito professores e a garra dos alunos culminaram com aprovação da quase totalidade destes.

O sucesso conquistado naquele ano transformou a paixão e o idealismo iniciais em um projeto educacional mais
amplo, dando origem, em 1993, ao Colégio Soma, de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. A partir daí, o Soma iniciava a sua trajetória pedagógica, caracterizada por uma escola dinâmica, interativa, solidária e aberta a novas realidades.

Em 1994, o Colégio Soma passa, então, a desenvolver um conjunto de atividades para despertar no aluno o seu
potencial cultural, artístico e social, como os projetos Saúde e Vida, Educação Ambiental, Gincana Cultural e Mostra Cultural. Com as campanhas de alimento, de agasalho e de Natal, o Soma beneficiava entidades carentes e estimulava, em seus alunos, o exercício consciente da cidadania.

As famílias apoiavam esses projetos que foram, então, incorporados às práticas pedagógicas do Colégio e do
Pré-Vestibular Soma.

Ainda em 1994, o Ensino Médio e as primeiras séries do Ensino Fundamental entraram em operação.

Em 1996, o Soma já compartilhava sua tecnologia educacional e seu material didático com outras escolas do país.

Hoje, o projeto pedagógico do Soma visa, principalmente, à formação do indivíduo, ao desenvolvimento de
habilidades e de competências, à valorização da vida e ao aprimoramento do ser humano.

Assim, o Soma vem construindo a sua história e cumprindo a sua missão educacional.