Estratégias de Estudo para o ENEM 2019

Princípio da ação imediata para atingir objetivos

Não espere sentir a vontade de fazer, faça que a vontade aparece; não espere sentir a vontade de estudar, estude que a vontade aparece. Não espere sentir vontade de praticar atividades físicas, pratique que a vontade aparece. Planejamento, autodisciplina e dedicação a fim de superar obstáculos são, agora, essenciais para o seu plano de estudo e para a sua vida.

Estude o máximo que puder, não importa quantas horas por dia, nem se você tem pouco tempo disponível ou se tem outras dificuldades. Ainda assim, estude o máximo que puder. As suas dificuldades serão superadas ou desaparecerão. ACREDITE!

Se começar a fazer isso, logo você conquistará a sua primeira vitória e depois outra, e mais outra,… até que o ato de conquistar vitórias fique, naturalmente, incorporado aos seus hábitos. Cada nova conquista, além de elevar a sua autoestima, solicitará de você cada vez menos esforço para as novas conquistas.

Agora que você está pronto, nós vamos voltar o nosso olhar para o seu futuro.

Sobre os conhecimentos mais valorizados no ENEM

Os conhecimentos mais valorizados no ENEM, qualquer que seja o curso universitário pretendido, resultam, evidentemente, do seu desempenho em Matemática, em Linguagens e em Redação. Por isso, você deverá se empenhar o máximo na preparação para essa parte do ENEM.

Sobre os seus concorrentes

Em primeiro lugar, é importante você ter em mente que os seus concorrentes no ENEM são todos aqueles que fizeram, no SISU, as mesmas opções que você fez em relação à universidade, ao curso, ao turno e à modalidade de concorrência.

Portanto, se você fez, como a sua primeira opção no SISU, Medicina na UFMG, todos que fizeram essa escolha, com a mesma modalidade que você, serão seus concorrentes. Examinemos, agora, os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes.

Sobre os pontos fortes e os pontos fracos de seus concorrentes

Para Medicina

Por outro lado, o ponto fraco dos optantes pelo curso de Medicina é a Matemática e o ponto forte deles é a Biologia. Podemos concluir que, em geral, quase todos os optantes por Medicina têm como ponto forte o seu desempenho em Biologia e como ponto fraco, o seu desempenho em matemática.

Então, o fato desses concorrentes se saírem bem em Biologia, não será um elemento diferenciador significativo de desempenho, para efeito de classificação em Medicina junto ao SISU, já que quase todos os optantes por Medicina mandam bem em Biologia.

Contudo, como a Matemática é o ponto fraco dos optantes por Medicina, “mandar bem” em Matemática será um diferencial significativo para a classificação dos optantes por Medicina, no SISU.

Para Engenharia

Em relação aos optantes pelo curso de Engenharia, ocorre o contrário: o ponto fraco deles é a Biologia; e o ponto forte, a Matemática. Podemos concluir que todos os optantes por Engenharia terão como ponto forte o seu desempenho em Matemática. Então, o fato desses concorrentes se saírem bem em Matemática, não será um elemento diferenciador significativo de desempenho para efeito de classificação em Engenharia junto ao SISU, já que quase todos os optantes por Engenharia “mandam” bem em Matemática.

Contudo, como a Biologia é o ponto fraco desses optantes por Engenharia, “mandar bem” em Biologia será um diferencial significativo para a sua classificação em Engenharia no SISU.

Para os demais cursos universitários

Conclusão: se você mandar bem nas disciplinas que se constituem como pontos fracos para sua concorrência, então você estará garantindo um fator diferenciador significativo para sua classificação, em seu curso, no SISU.

Nós acreditamos que as 4.004 aprovações conquistadas pelos nossos alunos (recorde em 2016), resultaram, também, dessa estratégia de estudo, do planejamento e da autodisciplina desses alunos, bem como da dedicação e da competência dos nossos professores.